sexta-feira, 24 de agosto de 2012

70 anos de Zé Carioca



Zé Carioca teria sido criado pelo próprio Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel. O desenhista disse que amou tanto o Rio de Janeiro, que tinha que deixar um presente para os cariocas. Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, é um elo entre a Walt Disney World e o Brasil.
Em sua passagem pelo Brasil, uma das coisas que chamou a atenção de Walt Disney foi o personagem como um papagaio antropomórfico, que deveria representar o estereótipo do brasileiro. Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido, festeiro, vagabundo e preguiçoso.

Cinema

O papagaio José Carioca (vulgo Zé Carioca) foi criado para o filme Alô, amigos (Saludos Amigos), de 1942, lançado nos EUA no ano seguinte pela Disney. Antes do lançamento americano tira de jornal foram publicadas com as aventuras do Zé Carioca.
O filme era dividido em quatro partes e mostrava a América do Sul, na qual o Zé ciceroneava Pato Donald na sua visita ao Brasil: apresentou ao pato ianque a cachaça e o samba . O filme foi criado a partir de dados coletados numa visita de artistas dos Estúdios Disney – entre eles o próprio Walt Disney – à América do Sul (que é mostrada em flashes durante o filme).
Os esforços americanos não se limitavam ao Brasil, assim alguns personagens foram criados para um número de países latinos:
Dois anos depois, Zé Carioca apareceu novamente em outra produção destinada à América Latina: "Os três cavaleiros" (The three caballeros/Los tres caballeros). A parte brasileira, intitulada "Você já foi à Bahia?", mostra Zé Carioca na companhia do Pato Donald e do galo Panchito, desta vez na Bahia, numa seqüência que mistura desenho com atores reais (destaque para a participação da cantora Aurora Miranda, irmã da célebre Carmen Miranda).
Neste filme, Zé Carioca e Donald ainda se juntam ao galo mexicano Panchito Pistoles em uma viagem pelo México a bordo do tapete voador deste último.

Quadrinhos do Zé Carioca
Zé Carioca é pouco conhecido nos Estados Unidos, mas no Brasil ele possui revista mensal, publicada pela Editora Abril. Os quadrinhos o retratam como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho" característico.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rádio novo com cara de antigo


O passado e o futuro se confundem cada vez mais. A moda retrô sempre está presente nas roupas e no estilo de vida das pessoas.  No mundo dos eletrodomésticos essa tendência também não poderia ficar de fora. Recentemente, a Sony lançou o XDR-S16DBP, um rádio com cara de velhinho, porém muito mais moderno que qualquer aparelho da atualidade.
O rádio da Sony possui um modelo que lembra os primeiros rádios fabricados em larga escala, por volta das décadas de 30 e 40. O aparelho é revestido em madeira e com botões que lembram as radiolas de tempos atrás.
Design retrô engana
O design retrô da “radiola” esconde e dá charme aos recursos tecnológicos existentes no aparelho. Um painel, em LCD, apresenta as estações e as configurações do som.
O rádio da Sony é o primeiro aparelho de áudio da empresa e do mercado a oferecer o sistema DAB (Digital Audio Brodcasting). O DAB permite que o aparelho capture rádios digitais em vez do tradicional sistema analógico (AM e FM). Segundo especialistas, o sistema DAB é a evolução das rádios no mundo inteiro. Com ele, as estações têm alta qualidade de áudio, sem interferências ou ruídos.
O sistema digital ainda aproveita de outros recursos adicionais. No futuro, quando o sistema for amplamente adotado, várias estações poderão oferecer uma programação montada pelo próprio ouvinte.
Infelizmente esse sistema ainda não chegou ao Brasil, mas, segundo o Ministério das Comunicações e a ANATEL, o sistema de transmissão de rádio digital no Brasil ainda está em fase de testes desde 2007. O modelo a ser adotado ainda não foi escolhido.
Versão modernosa
A Sony lançou também a mesma versão do rádio, porém com o design mais moderno.



Os eletrodomésticos e os eletrônicos estão cada dia mais futurísticos, tanto no design, quanto nas funções,  certo?  No entanto, não é bem isso que a LG está oferecendo.  A empresa lançou um televisor no melhor estilo nostalgia. A TV é baseada nos antigos aparelhos da década de 60, com as velhas antenas e botões arredondados.
Você ainda pode escolher as cores da TV, preto e branco ou sépia. Esse sim é um eletrodoméstico super retrô!
Mesmo com tanto ar de nostalgia, a TV da LG  conta com duas modernas funcionalidades, um controle remoto e um entrada para dvd, que na década de 60 nem era possível  existir.




Hino Nacional Brasileiro em Tupi

pintura de Rodval Matias

Hino Nacional Brasileiro em Idioma Tupi

Nheengarissáua Retamauára

Embeyba Ypiranga sui, pitúua,
Ocendu kirimbáua sacemossú
Cuaracy picirungára, cendyua,
Retama yuakaupé, berabussú.

Cepy quá iauessáua sui ramé,
Itayiuá irumo, iraporepy,
Mumutara sáua, ne pyá upé,
I manossáua oiko iané cepy.

Iassalssú ndê,
Oh moetéua
Auê, Auê !

Brasil ker pi upé, cuaracyáua,
Caissú í saarússáua sui ouié,
Marecê, ne yuakaupé, poranga.
Ocenipuca Curussa iepé !

Turussú reikô, ara rupí, teen,
Ndê poranga, i santáua, ticikyié
Ndê cury quá mbaé-ussú omeen.

Yby moetéua,
Ndê remundú,
Reikô Brasil,
Ndê, iyaissú !

Mira quá yuy sui sy catú,
Ndê, ixaissú, Brasil!

Ienotyua catú pupé reicô,
Memê, paráteapú, quá ara upé,
Ndê recendy, potyr America sui.
I Cuaracy omucendy iané !

Inti orecó purangáua pyré
Ndê nhu soryssára omeen potyra pyré,
ìCicué pyré orecó iané caaussúî.
Iané cicué, ìndê pyá upé, saissú pyréî.

Iassalsú ndê,
Oh moetéua
Auê, Auê !

Brasil, ndê pana iacy-tatá-uára
Toicô rangáua quá caissú retê,
I quá-pana iakyra-tauá tonhee
Cuire catuana, ieorobiára kuecê.

Supí tacape repuama remé
Ne mira apgáua omaramunhã,
Iamoetê ndê, inti iacekyé.

Yby moetéua,
Ndê remundú,
Reicô Brasil,
Ndê, iyaissú !

Mira quá yuy sui sy catú,
Ndê, ixaissú,
Brasil!

fonte: Site do Joubert

Cidade da TV: centro de entretenimento é inaugurado em São Bernardo

 

Espaço interativo guarda 300 peças, entre câmeras, figurinos e equipamentos

Cidade da TV: setor reproduz estúdio da TV Tupi
Cidade da TV: setor reproduz estúdio da TV Tupi
Divulgação
Com exposição permanente sobre a história e o futuro da televisão brasileira, foi inaugurado nesta segunda-feira (19) o centro de entretenimento Cidade da TV, em São Bernardo do Campo, junto à Cidade da Criança.
+ Confira as melhores exposições de São Paulo
O estabelecimento, construído em frente à Vila Redenção, onde funcionou a primeira cidade cenográfica da teledramaturgia brasileira, guarda 300 peças, entre câmeras originais e réplicas, figurinos e equipamentos da TV Tupi, TV Excelsior, TV Paulista e Rede Record.
Além do acervo, o visitante poderá manusear filmadoras e conhecer um espaço dedicado ao padre Roberto Landell de Moura, pioneiro da radioemissão e telefonia por rádio.
Ainda fazem parte do passeio a maior tela de TV fabricada no mundo e uma instalação dedicada aos musicais, além de um boneco de Cid Moreira que pronuncia o clássico “Boa noite” ao público.
O centro, com 30 salas e dois andares, funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 6.

 




Tv Tupi-canal 3(Uruguaiana-rs)
07:00:Abertura
07
:05:Bom Dia Uruguaiana
08:00:Tupi mulher
10:00:Tupi Criança
18:00:Vidas de Sal-novela
19:00:Jornal da Tupi
20:00:Paixões Proíbidas-novela
21:00:Tupi Esportes
22:00:Tupi Clip Show
22:30:Dallas
23:30:Cine Tupi
01:30:Jornal da Tupi-reprise
02:30:Dallas:reprise
03:30:Padrão musical(Tupi Am-RIO)
  produção RTP " Paixões Proibidas"
 A volta de “Dallas”na Tupi